Horário de Funcionamento:

Seg - Sex: 07h00 - 17h00

Que momentos de crise transformam vidas, isto é fato. Ninguém sai completamente ileso após um grande acontecimento e isto está historicamente comprovado. O que vivemos hoje, com a pandemia do coronavírus, pode ser classificado como um destes grandes acontecimentos que mudam o rumo da história.

O mundo inteiro teve sua rotina alterada e isto influenciou hábitos alimentares, levou as pessoas a adotarem práticas de vida mais saudável, as fez parar para notar com mais detalhes o ambiente que as cerca e a valorizá-lo. As casas deixaram de ser meras edificações para tornarem-se lar, um espaço de convivência para a família, o local de trabalho, lazer e relaxamento.

Mas para conseguir contemplar todos os aspectos desta nova realidade, casas, apartamentos e condomínios precisam estar adaptados. Os novos projetos arquitetônicos que estão surgindo já vêm com tais adaptações, como espaços verdes, ambientes com mais claridade e ventilação, locais destinados à prática esportiva.

 

Novas demandas da casa pós-pandemia

 

De acordo com o arquiteto Mário Pinheiro, hoje, alguns espaços estão se tornando necessários nas residências, outros estão mudando um pouco a maneira como são usados: como ante-sala. Diferente do hall de entrada, que faz o papel de simplesmente receber os convidados, a ante-sala atende uma nova necessidade para que as pessoas armazenem temporariamente seus sapatos, suas roupas e outros itens que não devem entrar em casa antes de serem higienizados.

 

Outro elemento novo é o walking office ou simplesmente office, um espaço nas residências dedicado ao desenvolvimento de trabalhos, reuniões via internet e estudos. Esse ambiente é bastante complexo, principalmente quando é necessário abrigar mais de uma pessoa.

“Para este novo estilo de trabalho, o home office, é preciso ter cuidados com a acústica, circulação e condicionamento de ar, além do excelente sinal de internet e ergonomia do mobiliário”, explica.

 

Qualidade de vida

 

Os profissionais da Gralha Imóveis relatam que houve mudanças no perfil de clientes e na busca pelo imóvel ideal. Durante esta pandemia, as famílias estão mais dispostas a investir para ter mais qualidade de vida. Algumas passaram de apartamento para casas, de apartamentos menores para maiores, de casas para casas maiores ou mesmo trocaram os grandes centros urbanos por locais mais próximos à natureza.

Mário revela, ainda, que a criação de ambientes para o convívio familiar depende do perfil das famílias. Enquanto alguns querem uma horta, outros preferem jardim, sala de TV e jogos ou um Atelier para desenvolver trabalhos manuais.

“O que se aprende com todas essas mudanças é que as pessoas estão se voltando muito para o relacionamento interno com a família, estão valorizando cada cantinho das suas casas e ressignificando esses espaços”, ressalta.

 

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/gralha-imoveis/para-os-melhores-projetos-de-vida/noticia/2020/12/18/arquitetura-o-que-muda-em-casas-e-apartamentos-com-a-pandemia.ghtml

 

Por Gralha Imóveis